>

09/04/2015

Cruz de Ferro avançam com tema do novo álbum 'Quinto Império'

Os Cruz de Ferro começaram em 2009 e tocam Heavy Metal na língua de Camões com refrões épicos e harmonias que se cruzam furiosamente com solos tempestuosos e na sua máxima força vão guiados por uma voz portentosa pelo caminho histórico da nossa nação que é demonstrado com orgulho.

A banda tomou forma no início de 2010 em Torres Novas, para dar continuidade ao projecto idealizado por Ricardo Pombo, guitarrista/vocalista e principal compositor.
No EP anterior, o Guerreiros do Metal” houve participações especiais, na gravação e masterização, que ficaram a cargo de Arlindo Cardoso (Low Torque; ex-W.A.K.O.) no Southern Studios, este também colaborou na composição e gravação das baterias e foi produzido por Ricardo Pombo e João Pereira. O EP teve ainda a colaboração especial das vozes de Nelson Santos e de Vitor Pinheiro.
O artwork da capa ficou a cargo da IrondoomDesign, de Augusto Peixoto.

Surgem agora com um novo trabalho intitulado 'Quinto Império' e oferecem-nos um vídeo com a letra do tema 'Morreremos de pé' bem ao estilo old school heavy metal épico e 'barbárico' e tal como trovadores vão-nos contando os feitos da História com toda a força dos rifos das guitarras e baterias aceleradas, em busca da almejada fama.

Eis a descrição do momento da criação do álbum 'Quinto Império'!
“O tema «Quinto Império», baseado no pensamento do P.e António Vieira [1608-1697], trata de uma crença messiânica, de teor milenarista e apocalíptico, a qual foi difundida postumamente na obra Historia do Futuro [Lisboa Ocidental, 1718].
Na defesa deste auspício, o Pe. António Vieira baseou-se no Livro de Daniel, o qual evocava um sonho do rei babilónico Nabucodonosor II [634-562 a. C.], fazendo-lhe sugerir uma sucessão cronológica da ascensão e queda de 4 impérios mundiais: o império assírio, o império persa, o império grego e o império romano. Deste modo, e segundo a Providência Divina, o «quinto império» seria, sem sombra de dúvida, o império português, não esquecendo que Portugal estava em pleno processo de guerra de independência face a Espanha [1640-1668].
O pensamento utópico do «Quinto Império» será repensado na obra de Fernando Pessoa [1888-1935], nomeadamente na obra Mensagem [1934], sendo um dos pontos fulcrais do pensamento mitológico e universalista nacional. Assim sendo, os CRUZ DE FERRO tinham que prestar homenagem ao velho Portugal e à sua glória imortal.”

A capa ficou a cargo do talentoso artista Pedro Sena Lordigan e para saber qual o momento Histórico compilado pelo Eurico Dias "Pesadelo" e que inspirou a sua arte, visitem aqui a página da banda.

Fica aqui o vídeo:


Em plena época de concertos e Festivais os Cruz de Ferro já têm datas agendadas para breve!
Acompanhem em baixo os próximos eventos:


A III Edição do Inaccessible Art realiza-se dia 09 de Maio de 2015 na pequena e simpática aldeia de São Bartolomeu da Serra, concelho de Santiago do Cacém (Litoral Alentejano).
Recolha de bens alimentares e não alimentares para Instituições de Apoio Social locais. ( Recolha feita na bilheteira do Festival ) 
Campismo Grátis!



A 5ª edição do Festival SARDINHA DE FERRO, tem data marcada para dia 27 de Junho 2015.


Como habitual, a coincidir com as anuais festas da amizade da vila de Benavente.

E como já sabem, podem sempre acompanhá-los também na sua página Oficial do Facebook dos Cruz de Ferro .

Stanana







Veja também: